top of page
Textura fundo 1_1,5x.jpg
pé rosa.png

OFICINAS

As oficinas possuem vagas limitadas.
Inscreva-se para participar.

23_setembro

SÁBADO

ETAPA 1 - Campos sutis: o eu e o outro

Andressa Francelino - Grupo Protótipo Tópico (Bauru-SP)

Público-alvo: Acima de 16 anos.

​​Esta oficina em formato de videoaula vai abordar aspectos da vertente teatral biodrama e oferecer insights sobre biografias e ficções, a fim de propor um pequeno experimento artístico (cênico/textual/sonoro/audiovisual). A ação pretende discutir como cada vez mais é constante a aproximação do teatro à vida e a inserção de elementos do real no espaço da ficção. “ETAPA 1 - Campos sutis: o eu e o outro” se conecta com a videoaula “ETAPA 2 – Corpo Memória”, ministrada por Fábio Valério. O exercício desenvolvido na primeira etapa será apresentado na oficina “ETAPA 3 - Campos sutis/Corpo memória”, um encontro online com a participação dos alunos e ministrantes de ambos os módulos, a ser realizado dia 27/09, às 10h, pelo Google Meet.

*As Etapas 1 e 2 serão ministradas exclusivamente em ambiente virtual, proporcionando flexibilidade e acessibilidade para os participantes. Esteja preparado para se envolver em um ambiente rico em aprendizado e exploração criativa.

 

**Videoaulas enviadas aos participantes de Campos sutis/Corpo memória.

ETAPA 2 - Corpo memória

Fábio Valério - Grupo Protótipo Tópico (Bauru-SP)

Público-alvo: Acima de 16 anos.

A videoaula abordará a interseção entre biodrama e dramaturgia da lembrança,  enquanto mergulha na memória como fonte de criatividade estética. Investigaremos  como os elementos plásticos e os locais memoráveis influenciam a construção de um lugar-memória, desvendando as formas como nossas experiências pessoais podem ser transformadas em narrativas dramáticas. Parte do programa “Campos sutis/corpo memória”, a ação proporciona aos participantes a oportunidade de aprofundar os estudos na dramaturgia da lembrança, dando continuidade aos ensinamentos aplicados por Andressa Francelino na “ETAPA 1 - Campos sutis: o eu e o outro”. No dia 27/09, às 10h, será realizada a “ETAPA 3 - Campos sutis/Corpo memória”, um compartilhamento prático online em que os participantes dos primeiros módulos poderão apresentar os resultados criativos de sua jornada artística e trocar ideias com outros artistas.

Banner 4.jpg

26_setembro

TERÇA

14h às 17h  |  OFICINA  |  16 anos

Danças do Corpo Selvagem

Naomi Silman - LUME Teatro (Campinas-SP) e Yael Karavan (Lisboa-Portugal)

Silenciar e ouvir o próprio corpo – suas sensações, energias e fisicalidades, ações, paisagens, danças e memórias guardadas. Perceber-se como parte do entorno – espaço, sons, luz, formas, seres que nos cercam, e ampliar este olhar além da sala de trabalho para o mundo natural do qual fazemos parte, apesar do nosso alienamento atual. Se tornar corpo, árvore, peixe, rio, fogo, vento e borboleta. 

 Unidade II -  DEA Bauru

Público-alvo: Atores, bailarinos, performers, estudantes das artes cênicas e interessados em geral. Acima de 16 anos.

Texturas base 3.jpg

27_setembro

QUARTA

10h  |  OFICINA  

ETAPA 3 - Campos sutis/Corpo memória

Andressa Francelino e Fábio Valério - Grupo Protótipo Tópico (Bauru-SP)

Google Meet

Público-alvo: Acima de 16 anos.

Resultado dos processos criativos desenvolvidos por alunos e ministrantes da “ETAPA 1 - Campos sutis: o eu e o outro” e “ETAPA 2 - Corpo memória”, esse encontro online propõe um compartilhamento artístico. Aqui, todos poderão mostrar suas criações e trocar ideias com outros artistas, ampliando as discussões sobre as temáticas do biodrama, dramaturgia da lembrança e lugar-memória abordadas nas vídeo-aulas ministradas por Andressa Francelino e Fábio Valério.

28_setembro

QUINTA

15h  |  OFICINA  |  18 anos

O Ator Maestro

Lucas Sancho - Magnólia Cultural (São Paulo-SP)

Espaço Coletivo Vila

 A oficina busca fomentar nos participantes a autonomia na criação de um espetáculo teatral, trazendo elementos da pesquisa do Ator Maestro. Serão propostos exercícios que passam por todas as etapas de criação de um espetáculo (dramaturgia, iluminação, figurino, trilha sonora, direção, interpretação etc.) a fim de gerar um projeto solo para cada participante.

Público-alvo:  Atores e estudantes de artes cênicas em geral, maiores de 18 anos.

Banner 4_edited.jpg

10h  |  OFICINA  

Diálogos con el espacio

Gonzalo Callejas - Teatro de Los Andes (Bolívia) 

Google Meet

Público-alvo:  cenógrafes, atores, atrizes, diretorus de teatro, bailarines, coreógrafes e estudantes de artes plásticas e cênicas.

29_setembro

SEXTA

O espaço cênico é um conceito amplo. Num primeiro momento imaginamos um palco onde ocorre o acontecimento teatral, mas o espaço da cena pode assumir outras configurações. Queremos propor uma reflexão sobre o espaço cênico em diferentes especificidades e a contribuição da construção-intervenção cenográfica na realização da encenação, a partir de nossa prática artística e pesquisa realizada em conjunto com o Teatro de Los Andes. Perguntamo-nos também sobre os parâmetros da intervenção do espaço no teatro, considerando o espaço cênico como uma dimensão unificada de espaço e tempo, tomando conceitos da Cosmovisão Andina como ponto de partida para esta reflexão.

faixa grafismos.jpg

As oficinas possuem vagas limitadas.
Inscreva-se para participar.

bottom of page